Embora o cimento tenha dominado a indústria da construção desde a introdução do cimento Portland no século XIX, a argamassa de cal está agora a experimentar um ressurgimento em popularidade devido à sua natureza ambientalmente amigável. O cimento foi utilizado principalmente para reduzir o tempo de construção, mas o material tem algumas desvantagens em comparação com a argamassa de cal. Uma das diferenças é que, quando os edifícios são construídos com tijolos mais macios, em caso de pequenos movimentos na estrutura, é preferível que a argamassa se quebre e não a alvenaria. Com o cimento, a alvenaria pode se quebrar, mas com a argamassa de cal, será a argamassa a se romper.
Neste blog, vamos explorar os benefícios da argamassa de cal, como misturar o material e as melhores práticas para utilizá-lo na alvenaria.
A diferença entre argamassa de cal, gesso de cal e revestimento de cal.
Primeiro, vamos ver as diferenças entre três tipos diferentes de materiais à base de cal:
Argamassa de cal
A argamassa de cal é usada para rejuntar com cal, refazer juntas antigas de cal e na construção geral com tijolos e pedras. Existem três tipos diferentes de cal usados para fazer argamassas: cal hidratada, cal hidráulica e pasta de cal. Cada tipo tem suas próprias características, que vamos resumir brevemente.
Gesso de cal
Os gessos de cal são usados no interior dos edifícios, como em paredes e tetos. É aplicado em três camadas e, às vezes, a primeira camada contém fibras, como crina de cavalo, para aumentar a resistência à tração e reduzir o risco de rachaduras. Os gessos de cal são frequentemente feitos de pasta de cal (veja a definição abaixo). Muitas vezes, os gessos de cal e os revestimentos de cal são usados de forma semelhante, mas a diferença é que o gesso de cal é usado no interior da casa, enquanto os revestimentos de cal são usados no exterior.
Revestimentos de cal
Os revestimentos de cal são semelhantes aos gessos de cal – e muitas vezes até o mesmo material, apenas um pouco mais grosso – mas são usados no exterior dos edifícios para protegê-los de condições climáticas adversas. Os revestimentos de cal são frequentemente feitos com pasta de cal (veja a definição abaixo). Quanto mais áspera for a textura do revestimento de cal, melhor o edifício estará protegido das condições climáticas.
Cal hidráulica
As cales hidráulicas endurecem debaixo d'água e são feitas usando calcário específico. Vendidas como cal hidratada, inicialmente endurecem quando a água é adicionada e gradualmente endurecem ainda mais ao absorver dióxido de carbono. As cales hidráulicas de maior resistência endurecem mais rapidamente e têm maior força, mas são menos respiráveis e flexíveis.
Cal hidratada
A cal hidratada é produzida através da adição de uma quantidade controlada de água à cal viva, aumentando sua estabilidade e segurança para manuseio. Esse processo pode ser aplicado tanto à cal hidráulica quanto à cal não hidráulica.
Pasta de cal
A pasta de cal pode ser feita tanto de cal hidráulica quanto de cal não hidráulica, adicionando um excesso de água à cal viva. A pasta de cal hidráulica endurece rapidamente debaixo d'água, enquanto a pasta de cal não hidráulica permanece maleável e melhora com o tempo, tornando-se mais prática para certas aplicações.
Qual dos tipos mencionados acima você deve usar?
Não há uma resposta certa, mas aqui estão algumas diretrizes rápidas:
- A argamassa de cal deve ser mais macia e um pouco mais porosa do que o material de construção usado para a estrutura principal.
- Quanto mais exposta a argamassa de cal ou o revestimento de cal estiver, maior será a necessidade de um endurecimento rápido e de maior durabilidade.
- Quanto menos hidráulica for a cal, mais flexível será o edifício, permitindo maior movimento — o que é preferível, por exemplo, para estruturas de madeira.
Os benefícios de construir com argamassa de cal.
Devido à sua estrutura porosa, a cal é altamente respirável. Isso significa que ela resiste ao acúmulo de umidade, pois a água evapora livremente, evitando assim a formação de umidade ou mofo. Em comparação, a água pode ficar presa dentro do cimento, causando problemas de umidade e estruturais, que muitas vezes são extremamente caros de reparar.
A argamassa de cal também é flexível, o que significa que ela se expande ou contrai com a variação de temperatura sem rachar. Portanto, não há necessidade de juntas de dilatação ao construir com argamassa de cal, o que reduz os custos.
É um material suave e trabalhável, fácil de moldar, além de ter uma estética natural, que pode ser combinada com a cor de um edifício existente quando usado em trabalhos de restauração.
As qualidades ecológicas da argamassa de cal
O calcário, a matéria-prima para os produtos de cal, é queimado a uma temperatura muito mais baixa do que o cimento – 900 graus em comparação com 1300 graus – o que, portanto, utiliza significativamente menos energia. No processo de produção, a cal reabsorve parte do CO2 que é armazenado no material ao longo de sua vida útil.
Sendo um material natural, a cal não libera substâncias químicas perigosas ou tóxicas, sendo, portanto, segura para a saúde humana e para o meio ambiente. A cal também pode ser produzida localmente em pequena escala, reduzindo as emissões de transporte, e pode ser combinada com outros materiais ecológicos, como cânhamo ou palha. Por fim, enquanto o cimento está destinado a aterros, a alvenaria de cal pode ser desmontada e reutilizada no final de sua vida útil.
Misturando argamassa de cal
A argamassa de cal é normalmente misturada em um misturador de ação forçada ou você pode usar um misturador elétrico. A proporção para a mistura de argamassa de cal é 1 parte de cal para 3 partes de areia (para rebocos de cal e revestimentos de cal, a mistura deve ser 1 parte de cal para 2,5 partes e usar areia lavada e afiada). O procedimento para aplicar rebocos e revestimentos é um pouco diferente, pois o número de camadas necessárias (geralmente até 3 camadas) garantirá a aspereza da camada final. As partes devem ser cuidadosamente medidas em uma caixa de medição ou balde para garantir que as quantidades sejam precisas.
Então, pegue o seu misturador de ação forçada. Conecte o aspirador de pó ao seu SoRoTo Dust Controller (A argamassa de cal é geralmente menos empoeirada do que as argamassas à base de cimento, pois contém menos partículas finas, mas tomar precauções para minimizar a poeira ainda é aconselhável para melhorar a qualidade do ar e a segurança).
Siga estes passos para misturar argamassa de cal:
- Adicione 1 parte de areia no misturador de ação forçada.
- Adicione 1 parte de cal.
- Em seguida, adicione as 2 partes restantes de areia.
- Misture "a seco" por alguns minutos (um misturador de ação forçada fará isso mais rápido do que um misturador de tambor, portanto, o tempo varia de acordo com o tipo de máquina).
- Adicione a água aos poucos. Se parecer muito seco, deixe misturar por mais alguns minutos (dependendo da máquina, o misturador de ação forçada levará alguns minutos) e depois volte – você pode descobrir que não precisa adicionar mais água. A mistura ideal para rejuntar deve ter uma consistência semelhante à de uma bola de neve.
- Misture por mais 10-15 minutos. Alguns materiais secos podem ficar presos na parte de trás do misturador, então raspe-os para a frente.
O ponto mais importante ao misturar argamassa de cal é tomar cuidado para não adicionar muita água, pois isso enfraquecerá o material.
Quando estiver rejuntando, pegue o que precisa do misturador e deixe o restante dentro – depois misture por mais um minuto quando voltar. Isso manterá a argamassa de cal fresca e com uma boa consistência.
A vantagem de misturar argamassa de cal, rebocos ou revestimentos em um misturador de ação forçada é que os braços rotativos ativam as moléculas da cal e garantem que a argamassa seja misturada conforme o desejado, evitando a formação de grumos de cal. Em um misturador de tambor, a força da gravidade, em combinação com o volume preenchido, determina o quão bem a mistura cai dentro do tambor e é misturada.
If lower quantities are mixed in a paddle mixer (insert hyperlink), make sure to have the best possible mixing paddle. We recommend a mixing paddle from our SCREW series (Link) or our SA120 from the EXPERT series (link).
A argamassa de cal leva mais tempo para misturar do que, por exemplo, o cimento, portanto, a maior velocidade de mistura do misturador de ação forçada é um ativo importante na escolha de uma máquina de mistura. As varetas de aço do misturador de ação forçada SoRoTo são perfeitas para misturar cal, e suas varetas de mistura, com ângulo único, fornecem uma mistura rápida e bem homogeneizada.
Os H-Buckets da SoRoTo (insira o link) são uma ótima adição para melhorar a eficácia ao trabalhar com o resultado final da mistura de cal.
Se quantidades menores forem misturadas em um misturador elétrico certifique-se de ter as melhores varetas misturadoras possíveis. Recomendamos uma vareta de mistura da nossa série SCREW ou nosso SA120 da série EXPERT.
Construir com argamassa de cal
Primeiro, umedeça a superfície na qual você vai aplicar a argamassa de cal – isso evitará que ela absorva a umidade do material muito rapidamente.
Em seguida, aplique a argamassa de cal com um ferro de rejunte ou uma espátula. Corte o excesso de argamassa, deixando as juntas niveladas, e aguarde a argamassa secar – isso deve levar algumas horas.
Uma vez que a argamassa tenha endurecido, finalize batendo suavemente com uma escova de cerdas macias para compactar a junta e aumentar a porosidade da argamassa.
Agora que você sabe como misturar e construir com argamassa de cal, por que não considerar a substituição do cimento por este material respirável e sustentável? Ao fazer isso, você pode desempenhar um papel importante na redução da pegada ambiental prejudicial da indústria da construção.
______________________________________________________
Declaração de exoneração de responsabilidade: O texto do blogue que se segue contém orientações relativas ao reboco de argila e à forma de o misturar, tal como comunicadas pela empresa SoRoTo. No entanto, é importante notar que estas directrizes são apenas para fins informativos e não devem ser consideradas como um substituto para as directrizes do fabricante. A SoRoTo recomenda que os utilizadores consultem sempre as instruções e orientações do fabricante para o seu produto específico para garantir uma utilização adequada e segura. A SoRoTo não será responsabilizada por quaisquer danos ou lesões que possam resultar do uso indevido ou da aplicação incorrecta das suas directrizes.