Construir com Hempcrete: um guia para iniciantes

O Hempcrete está a tornar-se cada vez mais popular na construção graças às suas impressionantes propriedades de isolamento e respirabilidade

O Hempcrete está a tornar-se cada vez mais popular na construção graças às suas impressionantes propriedades de isolamento e respirabilidade, bem como os seus benefícios ambientais em comparação com materiais tradicionais como o cimento.

Feito de uma mistura de cânhamo shiv (cânhamo hurd) (o talo de cânhamo picado) e cal, o hempcrete é geralmente moldado em torno de uma estrutura de madeira para fazer paredes, pisos ou tetos, ou aplicado a edifícios existentes como um isolamento retrofit. Aqui está o que precisa de saber para começar a usar este material ecológico exclusivo.

Misturar hempcrete

É melhor misturar o hempcrete numa grande misturadora de ação forçada, pois a rotação horizontal dos braços de mistura faz com que o hempcrete seja misturado melhor. O material hempcrete tem uma densidade baixa, por isso não cairá totalmente no fundo de uma misturadora de tambor para misturar, diminuindo o efeito de mistura. Recomendamos a nossa misturadora de ação forçada de 300 litros, pois o tamanho importa ao misturar o hempcrete. O volume de saída de hempcrete em litros é muito menor do que em comparação com o cimento devido ao produto. A nossa misturadora de ação forçada de 300 litros é padrão com pás de borracha e uma velocidade de 30 rotações por minuto que atende às necessidades de mistura de hempcrete.

Não improvise as quantidades de cânhamo, cal e água que usa, pois misturar exatamente a quantidade certa é fundamental se quer que o cânhamo se forme e seque adequadamente. Siga as instruções do fabricante ao pé da letra. Uma vantagem ao escolher uma misturadora é ter visibilidade total com a mistura de hempcrete - como com uma misturadora de ação forçada SoRoTo.

Recomenda-se adicionar o Dust Controller à misturadora, pois o hempcrete no processo de mistura solta muito pó. O SoRoTo Dust Controller remove até 80% do pó e mantém uma visão aberta do material que está a ser misturado.


Não misture por mais tempo do que o prescrito pelo fabricante do produto - caso contrário, o aglutinante começará a agrupar-se em bolas. Para testar se está pronto, pegue num punhado e espete o dedo. Deve desfazer-se de forma limpa, sem esfarelar ou ficar huito júmido. Quando o hempcrete estiver pronto, use-o rapidamente e proteja a mistura da chuva ou da luz solar direta. Os H-Buckets da SoRoTo são uma ferramenta adicional eficiente para otimizar a produtividade, pois o exclusivo sistema de bloqueio acopla 2 baldes para uma altura de trabalho melhor (e mais ergonómica) e devido ao seu material resistente, os H-Buckets são reutilizáveis por muitos anos.

Construir uma estrutura de hempcrete 

Se se comprometer a construir paredes, piso, telhado e teto de uma estrutura com hempcrete, vai receber todos os benefícios das suas propriedades isolantes. No entanto, embora forte, o hampcrete não suporta carga, por isso, primeiro precisa de erguer uma estrutura de madeira para suportar o peso do prédio e sustentar as paredes.

Para evitar que as paredes de hampcrete fiquem molhadas pela chuva ou pelas águas subterrâneas, vai precisar de construir um pedestal na sua base. Este pedestal deve ser isolado, por exemplo, com blocos térmicos de suporte de carga, ou atuará como uma ponte fria à volta do edifício e reduzirá o potencial de retenção de calor do cânhamo.

Colocação manual vs pulverização

Hempcrete pode ser moldado à mão ou por pulverização. Se estiver a construir um edifício grande, a pulverização pode ser a escolha certa, pois é muito mais eficiente, mas a colocação manual é geralmente preferida devido à natureza simples e de baixa tecnologia do processo.

Colocar o hempcrete

Antes de colocar o hempcrete, vai precisar de uma cofragem temporária que substituirá o hempcrete até que endureça - pode usar madeira compensada, aço ou cofragem de plástico. Ao aplicar a cofragem, certifique-se de que está reta, pois o hempcrete vai seguir a sua forma.

Coloque o hempcrete em camadas de 10 a 15 centímetros de espessura, depois espalhe a mistura cuidadosamente com a mão enluvada. Comprimi-lo com mais força ou usar uma ferramenta reduzirá o ar no material, o que significa que não isolará tão bem quanto poderia.

Coloque o hempcrete na cofragem, fixando mais placas de cofragem à medida que avança. Quando chegar a uma abertura, como uma janela, faça o hempcrete cerca de 2-3 centímetros mais alto do que o necessário (a menos que seja um especialista e saiba o volume/altura exato necessário) – vai cortá-lo com um serrote quando o material secou.

Se chegar ao final do dia e estiver apenas na metade do preenchimento de uma cofragem, reduza o hempcrete para que faça uma inclinação gradual. No dia seguinte, pode construir em cima disso, o que evitará pontos fracos na parede.  

Secar o hempcrete 

Hempcrete geralmente seca numa ou duas semanas. O ar e o calor vão acelerar desta vez, por isso é melhor lançar em épocas mais quentes do ano e certifique-se sempre de que as paredes não estejam bloqueadas com equipamentos para maximizar o fluxo de ar/vento/luz solar. Depois de o hempcrete estar seco, pode cortar o excesso nas janelas (a menos que ainda seja o especialista) e usar uma talocha para moldar o hempcrete. 

Acrescentar acabamentos ao hempcrete

Antes de adicionar acabamentos ao hempcrete, certifique-se de que todas as fixações finais foram feitas/instaladas e que o hempcrete secou a um nível aceitável.
As fixações na parede devem ser feitas em aço inoxidável ou galvanizadas por imersão a quente, pois a mistura altamente alcalina de cânhamo e cal vai corroer outros materiais. Fios elétricos podem passar pela parede de hampcrete, desde que estejam dentro de um conduíte de PVC ou aço inoxidável, e água e gás se estiverem dentro de um conduíte de PVC. Sevem ser instalados com as juntas fora das paredes, para que possa ter acesso fácil, se necessário.

Os acabamentos húmidos podem ser aplicados assim que houver uma pequena crosta seca sob a superfície da parede, que pode testar com um medidor de humidade (recomendamos uma leitura consistente de 25% ou menos, mas se possível deixe as paredes secarem o máximo possível). Tenha cuidado para não engessar muito cedo, pois isso pode resultar em danos estéticos. Todas as tintas e acabamentos aplicados a uma parede de hempcrete precisam de ser permeáveis ao vapor para proteger o material. 

Do que está à espera? 

Como poço de carbono (o cânhamo absorve mais carbono da atmosfera do que liberta) com excelentes propriedades de isolamento, o hempcrete é uma escolha forte para pedreiros que procuram aproveitar o poder dos materiais naturais. Não há melhor momento do que agora para começar a aprender a construir com hempcrete - pode desempenhar um papel importante tanto no futuro da construção como no futuro do nosso mundo.

Isenção de responsabilidade: o texto do blog a seguir contém diretrizes sobre hempcrete e como misturá-lo conforme comunicado pela empresa SoRoTo. No entanto, é importante observar que essas diretrizes são apenas para fins informativos e não devem ser consideradas como substitutas das diretrizes do fabricante.
A SoRoTo recomenda que os utilizadores sempre consultem as instruções e diretrizes do fabricante para o seu produto específico para garantir o uso adequado e seguro.
A SoRoTo não será responsabilizada por quaisquer danos ou ferimentos que possam resultar do uso indevido ou aplicação inadequada das suas diretrizes.