Porque é que o misturador de ação forçada da SoRoTo é ergonómico?

Saiba mais sobre o que torna os misturadores de ação forçada da SoRoTo alguns dos mais ergonômicos do mercado.

Geralmente, a ergonomia é um tema negligenciado em muitos locais de trabalho, e muitas pessoas que executam trabalhos árduos a nível físico desconhecem muitos dos riscos que estão a correr, porque não leem os sinais enviados pelo corpo. Por conseguinte, temos a missão de informar sobre a importância da ergonomia no local de trabalho, e continuar a desenvolver os nossos produtos no sentido de uma maior ergonomia.

Os nossos produtos são desenvolvidos sob o lema “por pedreiros para pedreiros”, que significa que a ergonomia é incorporada em cada uma das nossas soluções de produtos. Neste artigo, vamos destacar as soluções ergonómicas no nosso misturador de ação forçada em colaboração com Charlotte Andersen, terapeuta ocupacional na Vasegårdens Klinikker ApS.

 

O misturador de ação forçada é mais ergonómico do que outros produtos alternativos

Mas, primeiro, vamos abordar os conceitos básicos: Porque é que o misturador de ação forçada é ergonómico quando o utiliza? Porque se reduzir qualquer stress no corpo associado a coisas como misturar grandes quantidades de material num balde de cimento com um aparelho agitador, onde pessoalmente se tem de gastar muita força manual para fazer a mistura (a propósito, o nosso batedor de agitação foi desenvolvido com um foco especial na ergonomia, mas isso é conteúdo para outro artigo de blog). Uma alternativa ao misturador de ação forçada pode ser um misturador de tambor, contudo muito mais pesado para manobrar, e inclinar o tambor para transferir a mistura para um carrinho de mão requer uma enorme descarga de energia.

Que elementos tornam o misturador de ação forçada SoRoTo ergonomicamente correto? Bem, antes de mais, os misturadores SoRoTo de ação forçada pesam menos do que outros misturadores de ação forçada do mercado, como o nosso misturador de ação forçada com capacidade de mistura de 120 L que é 30% mais leve do que outros misturadores de ação forçada do mercado com a mesma capacidade de mistura. O nosso misturador de ação forçada de 40 L é o mais pequeno do mercado e foi inventado no passado para ser trasportado para pisos superiores em alta elevação, mas também dispomos de misturadores de ação forçada de 300 L, dando-lhe uma vasta seleção de modelos que podem satisfazer muitas necessidades diferentes.

Em seguida, o misturador SoRoTo de ação forçada pode ser regulado em altura utilizando as pernas telescópicas, dando a um misturador SoRoTo de ação forçada algumas das mesmas vantagens que uma mesa regulável em altura, garantindo uma altura de trabalho ótima. Charlotte Andersen descreve aqui a importância de trabalhar a uma altura correta:

 

Pernas telescópicas

“As pernas telescópicas do misturador de ação forçada SoRoTo permitem definir a altura da máquina de acordo com as suas necessidades individuais. Reduzem o stress no corpo, permitindo-lhe trabalhar com as mãos a uma altura mais adequada. Recomendo a realização de trabalhos pesados com as mãos 15 a 20 cm acima da altura do cotovelo, algo que pode fazer aqui”.

“Além disso, o seu centro de gravidade é melhorado quando coloca as pernas telescópicas na definição máxima, tornando consideravelmente mais simples a sua inclinação para transporte. Assim, em comparação com um misturador sem possibilidade de ajuste de altura, executa menos esforço muscular e aplica menos tensão nas costas.

As pernas telescópicas apresentam outras vantagens além da possibilidade de fazer ajustes de altura. Também permitem inclinar o misturador de ação forçada quando precisar de o deslocar. Outra característica que facilita o transporte do SoRoTo são as rodas de carga colocadas nas laterais da pega. Isto porque as rodas de carga facilitam e permitem carregar o misturador de ação forçada com maior conforto num reboque ou camião, deixando as rodas fazer o trabalho por si. Isto reduz o esforço dos ombros e das costas, e protege o seu veículo porque elimina o risco de arranhões.

 

 

Grelha basculante para balde de cimento

Mas não são só as pernas telescópicas do misturador de ação forçada da SoRoTo que contribuem para uma melhor altura de trabalho. Outro elemento que ajuda neste aspeto é a grelha basculante para balde de cimento que permite a colocação de um balde de cimento a uma altura mais natural. De acordo com Charlotte Andersen, evita assim mais desgaste corporal do que possa pensar:

“Elevando o balde de cimento a 25-28 cm do chão, reduz o desgaste corporal em cerca de 50%

…diz ela, e continua: “... Há quem possa estranhar o facto de uma mudança relativamente pequena implique uma grande diminuição no desgaste. Isto, porém, deve-se ao facto de se evitar utilizar áreas vulneráveis do corpo para levantar o peso, tais como a parte inferior das costas, razão pela qual a grelha de inclinação proporciona uma enorme redução do stress, em particular nesta zona”.

No entanto, trabalhar a uma altura mais adequada não é a única vantagem de colocar o balde de cimento sobre uma grelha de inclinação. Ao colocar o balde de cimento mais perto da abertura da grelha, está também a reduzir o risco de virar o balde quando a mistura entra no balde a alta velocidade. Portanto, não precisa de segurar o balde com uma mão enquanto abre o amortecedor, que é uma posição muito inapropriada.

 

Porque decidimos remover a lâmina na parte superior?

São vários os argumentos contra e a favor da lâmina na parte superior do misturador de ação forçada. Os nossos modelos antigos de misturadores de ação forçada eram do tipo com e sem lâmina, mas por questões de ergonomia, decidimos removê-la, pois queremos assumir a responsabilidade pelo bem-estar dos nossos utilizadores. Poderá estar a questionar-se sobre o que isso tem que ver com ser responsável pelo seu bem-estar? A lâmina é utilizada para abrir sacos de cimento de uma forma muito pouco apropriada para o corpo. Isto porque levantar um saco de cimento com os braços estendidos e levantados é muito prejudicial, com base no guia da Autoridade Nacional do Ambiente de Trabalho sobre as ações de levantar, puxar e empurrar.

Mais especificamente, colaborámos com Charlotte Andersen para calcular a tensão nos discos intervertebrais a partir do levantamento de um saco de cimento de 15 kg, o que pode eventualmente causar uma hérnia discal.

“Levantar um saco de cimento com 15 kg com os braços estendidos cria uma pressão nos discos das costas de quase 200 kg. Um homem jovem e em forma consegue tolerar uma pressão discal máxima de  cerca de 340 kg. Se não for jovem nem estiver em forma, a sua tolerância é menor. Isto significa que se levantar um único saco de cimento de 15 kg com os braços esticados, poderá sujeitar o seu corpo a um stress excessivo."

Atribuir números concretos à forma como tratamos o nosso corpo é uma boa forma de representar o desgaste corporal que pode resultar de um trabalho físico árduo, e pode ser arriscado ter de deixar cair um saco pesado de cimento de uma altura acima da altura dos ombros, uma vez que é precisamente isso que Charlotte Andersen recomenda que não se faça.

“Com o misturador de ação forçada da SoRoTo vai levantar o saco de cimento próximo do seu corpo, colocando-o depois na grelha superior do misturador e abrindo o saco com uma faca. Desta forma, evita levantar o saco acima da altura do ombro e torcer o corpo. Utilizando as pernas telescópicas, pode colocar o misturador a uma altura baixa, até ter vertido o cimento para dentro da misturadora. Também pode colocar o saco na grelha basculante da misturadora se quiser separar a elevação em duas ações”.

 

O suporte para espátula não passa de um truque de vendas?

Quando debatemos a questão da ergonomia, falamos frequentemente sobre peso e distribuição de peso, mas há duas características emocionantes do nosso misturador de ação forçada que dizem respeito a ações de trabalho repetitivas que gostaríamos de referir para concluir este artigo. Uma é o nosso suporte para espátula, que pode parecer um simples truque de vendas, porque não passa de um pequeno suporte metálico para a sua espátula, mas na verdade os pedreiros têm-nos dito que é bastante útil, porque você usa e pousa a espátula inúmeras vezes ao longo do dia, evitando assim inclinar-se várias vezes. Além disso, sabe sempre onde se encontra a sua espátula - por isso não subestime a vantagem de uma característica simples, mas inteligente, como o suporte para espátula.

A última característica ergonómica que queremos mencionar neste artigo de blog são os braços de mistura da máquina. Em termos ergonómicos, o que os braços de mistura do misturador de ação forçada da SoRoTo têm de especial é o facto de serem muito fáceis de instalar e substituir sem utilizar outras ferramentas. Assim, evita estar sempre curvado sobre a máquina numa posição inclinada para a frente e desadequada ao remover os braços, o que é feito diariamente para proceder à limpeza da máquina.

Por outras palavras, o misturador de ação forçada é uma grande escolha se quiser proteger o seu corpo tanto quanto possível ao misturar vários materiais, e dessa forma, é um investimento em si próprio e na sua saúde. Na SoRoTo, fazemos todos os possíveis para incorporar as melhores soluções ergonómicas nos nossos misturadores de ação forçada, uma vez que nós próprios sabemos o que é estar no lugar de quem segura o saco.

Para resumir as vantagens ergonómicas de um misturador de ação forçada SoRoTo, este aparelho assegura uma altura de trabalho correta em termos de elevação do balde de cimento e de mistura de materiais no tabuleiro, graças à nossa grelha basculante e às pernas telescópicas. Além disso, o centro de gravidade é melhorado com um misturador de ação forçada da SoRoTo, o que se deve tanto às pernas telescópicas como ao baixo peso da máquina.
Os braços misturadores são fáceis de instalar, pelo que se evita ficar de pé numa posição de “curvada” enquanto trabalha com ferramentas. Os braços de mistura são fáceis de instalar, portanto, evita colocar-se numa posição curvada enquanto trabalha com ferramentas. As rodas de carga facilitam o transporte, evitando stress e tensão desnecessários no seu corpo.

Pode saber mais sobre como trabalhar em posições ergonómicas no nosso blog: “5 dicas fantásticas para uma melhor ergonomia”