O QUE TER EM MENTE AO COMPRAR UM MISTURADOR DE AÇÃO FORÇADA USADO?

Você está considerando comprar um misturador de ação forçada SoRoTo® usado? Um SoRoTo® pode durar décadas, se você cuidar dele. Mas como você confere se vale a pena levar a máquina à venda para casa com você?

Recebemos muitas chamadas sobre peças de reposição para misturadores SoRoTo® antigos comprados usados. Um SoRoTo® pode durar muito tempo, se você cuidar dele, limpar regularmente, e ajustar e trocar peças de reposição quando necessário (quase qualquer peça pode ser trocada).

Mas você não tem como saber como o misturador foi cuidado, e há uma grande diferença entre trocar, por exemplo, toda a caixa de engrenagem e apenas trocar um par de rodas.

SoRoTo®, portanto, fez uma lista de funções e peças para verificar, antes de comprar um misturador de ação forçada usado.

VENDEDORES DE POUCAS PALAVRAS

Os anúncios na Craigslist ou amazon muitas vezes têm pouca ou nenhuma informação. O "misturador usado" pode ser toda informação.

É por isso que contatar o vendedor é uma boa idéia, a fim de evitar surpresas desagradáveis. Peça imagens ou um vídeo se o misturador estiver localizado longe de você - caso contrário, vá verificar por si mesmo. É sempre uma boa idéia dar uma olhada de perto, antes de fazer uma compra.

Verifique a aparência geral da máquina e dê uma olhada de perto:

  • na máquina em ação
  • no interruptor do motor
  • no motor de engrenagem e os condensadores
  • no interruptor de segurança
  • no tambor misturador
  • nos braços misturadores
  • nas soldas

A MÁQUINA INICIA? FUNCIONA?

Antes de tudo, a máquina tem que ser capaz de arrancar e girar. Você deve dar uma olhada nos componentes elétricos do motor de engrenagem - e você tem que ligá-lo.

Os misturadores maiores de 400V e os misturadores menores de 240V/110V nem sempre funcionam da mesma maneira - especialmente quando se trata de eletricidade. Quando este é o caso, deixamos isso claro nas seções abaixo.

A máquina em uso

Conecte a máquina com um cabo de no máximo. 10m. Deve estar todo desenrolado. Quanto mais tempo você deixar a máquina funcionar, melhor - e é ainda melhor se você puder colocar algum material no tambor misturador para ver como ele funciona. Se possível, use cascalho molhado ou outro material pesado.

Enquanto a máquina funciona: Soa bem? Faz barulho? Tem um cheiro estranho? Se sim, aconselhamos que você verifique de onde vem o som ou o cheiro?

Os braços misturadores giram como deveriam? Se você estiver lidando com um misturador de 240V/110V (40-120L), levante o sistema misturador para ver, se os pinos da mola estão retos, e se todos eles estão lá e não estão danificados.

 

O eixo de acionamento em um misturador de 240/110V.

Na imagem amarela, os 4 pinos de mola
são visíveis na parte superior do eixo.
  

        

Os pinos de mola (2 peças nas máquinas antigas, 4 peças nas novas) são feitos para dobrar ou quebrar quando os braços misturadores encontram uma resistência anormalmente grande. Isto é para evitar que as engrenagens se sobrecarreguem ou se quebrem.

Se você tiver apenas 2 pinos de mola em seu eixo de acionamento, é fácil fazer novos furos para mais 2. Você não precisa, mas 4 pinos juntos são mais fortes que 2 pinos - e se você comprar novos braços misturadores, eles têm 4 furos para os pinos de mola.

COMO FAZER: Trocar seus pinos de mola

Se os pinos de mola estiverem bem - ou se você estiver lidando com uma máquina de 400V (que tem um sistema misturador diferente e sem pinos de mola) - e você pode girar os braços misturadores com a mão, é porque o eixo de acionamento não está mais fixado nas engrenagens (algo está quebrado, em outras palavras) ou porque a lingueta caiu da ranhura na caixa de engrenagens.

Ligue para seu revendedor SoRoTo® local para obter ajuda.

 

Se a máquina não ligar, verifique nosso FAQ: Meu misturador de ação forçada não liga...

Se a máquina funciona bem, não há ruídos estranhos do interruptor do motor ou do motor de engrenagem, e os condensadores não cheiram mal, todos os componentes elétricos devem estar bem.

Em caso de dúvida, você deve nos telefonar, e nós o guiaremos na direção certa.

O interruptor do motor

O interruptor do motor é a caixa preta ou cinza ao lado da engrenagem. É a caixa, na qual se liga ou desliga a máquina, e onde se conecta.

     

Dentro do interruptor do motor, há um fusível térmico e um "interruptor de proteção do motor".

Estes garantem que a máquina se desligue, se superaquecer por algum motivo.

Pode acontecer se não houver Amperes suficientes no fusível, se o cabo for muito longo, se não estiver devidamente desenrolado, ou se algo estiver preso entre o braço misturador e o tambor (por ex. concreto velho) e, portanto, a máquina tiver que se esforçar para tentar girar os braços.

O interruptor do Motor é uma unidade integrada, o que significa que é adquirido "com tudo incluso", como visto nas imagens à direita.

Se nenhum dos itens acima parece ser o problema com sua máquina, você deve verificar o interruptor de segurança.

 

O interruptor de segurança

O interruptor de segurança funciona?

Quando a tampa de grade é aberta e você tem acesso ao tambor, o interruptor de segurança deve desligar a máquina, para que ela pare de girar, e você não corra o risco de ficar com os dedos ou qualquer outra coisa presa entre as pás e o tambor.

O interruptor de segurança é uma exigência legal na maioria dos países - para sua segurança.

Se o interruptor de segurança não funcionar, você deve tentar ajustá-lo.

Veja como ajustar o interruptor de segurança.

Nós já tivemos dois tipos diferentes de interruptores de segurança nos Misturadores de Ação Forçada SoRoTo®. Nas imagens abaixo, você pode ver como eles se parecem. A imagem tem a antiga com o botão de pressão à esquerda, e a nova com o braço à direita.

Você pode facilmente obter e montar ambos.

O antigo interruptor de segurança para a esquerda e o novo para a direita.

O motor de engrenagem e os condensadores

O motor de engrenagem é o coração dos misturadores, e os condensadores garantem que o motor de engrenagem funcione, funcione corretamente e continue a funcionar.

ATENÇÂO, os modelos de 400V não possuem condensadores. Eles têm, no entanto, um inversor de fase, que você deve se lembrar de verificar de vez em quando.

Veja como verificar e ajustar o inversor de fase.

O motor de engrenagem SoRoTo é desenvolvido para proporcionar o máximo efeito e o mínimo esforço - na rede elétrica, no meio ambiente e na carteira.

  • O condensador de partida (100-125 uF) acende o motor.
  • O condensador de acionamento (25/40 uF) garante que o motor de engrenagem continue a funcionar quando a partida for efetuada..
  • O condensador de fase (20 uF) garante que os outros condensadores continuem funcionando.

Em algumas das máquinas mais antigas, os condensadores têm outras denominações Mikrofarad (uF). Tire uma foto e envie-a para nós, se estiver em dúvida.

Por segurança, verifique os condensadores quanto a amolgadelas ou outras deformidades e odores. Se eles estiverem deformados ou tiverem um cheiro de plástico queimado, eles TÊM que sair, caso contrário, correm o risco de causar mais danos do que bem. Você pode obtê-los e trocá-los facilmente.

Como visto na imagem abaixo, os condensadores são agora colocados na parte externa do motor. Se você precisa de um novo condensador, mas não sabe qual, por favor, tire uma foto dele e envie-o para sua concessionária local SoRoTo®.

Os condensadores foram colocados em lugares diferentes ao longo do tempo, mas não se preocupe. Nós podemos ajudá-lo a descobrir qual deles você precisa.

Se possível, verifique se o misturador tem os mesmos dados que uma nova máquina teria. Veja a placa de identificação e a aparência. Se o misturador tiver sido adulterado, pode ser difícil encontrar peças de reposição que funcionem.

O MOTOR DE ENGRENAGEM  

As engrenagens são a parte superior, que é fixada no eixo de acionamento.

O motor está abaixo das engrenagens.

Os condensadores são os tubos pretos colocados no exterior do motor.

Em alguns dos misturadores mais antigos, os condensadores ficavam no interior do motor.

 

Você deve investigar ou perguntar ao vendedor: com quantos Volts a máquina funciona, e qual é o tamanho da saída. Você pode encontrar e imprimir as folhas de dados em nosso site. Elas estão nas últimas páginas do nosso catálogo - desta forma você pode facilmente verificar os dados, e certificar-se de que tudo está como deveria estar.

 

SOLDAS, AJUSTES...

O tambor vaza? Os braços do misturador seguem os lados e o fundo do tambor? Se a máquina estiver mal conservada, ou foi limpa batendo com força no tambor com um martelo, ou se algo ficou preso entre o tambor e as pás, isso pode ter causado deformações no tambor, e feito as soldas se soltarem.

Tambor e braços misturadores

Os braços misturadores podem ser ajustados, e você pode trocá-los um a um. Portanto, se eles estão bem gastos, ou não parecem estar onde deveriam estar, não é um grande problema.

Certifique-se de verificar o motivo pelo qual os braços estão desgastados ou tortos. Se é algo aparente e fácil de se resolver.

Um tambor misturador limpo garante que, por exemplo, o desgaste dos braços misturadores seja reduzido e, portanto, eles duram muito mais tempo.

Não é prudente reduzir a manutenção. Para cada vez que você pular a limpeza após a mistura, vai ficar ainda mais difícil na próxima vez.

 

MISTURAS DE QUALIDADE
precisam de condições ótimas dentro de uma máquina de qualidade.
É por isso que braços misturadores limpos e bem ajustados são importantes
– assim como um tambor onde as laterais e o fundo são mantidos limpos
e livre de material antigo e duro.

 

Na maioria das vezes, os braços misturadores estão gastos porque encontram material endurecido no tambor - ou porque o tambor está deformado.

O tambor misturador pode se deformar, se a máquina caiu violentamente, por exemplo, ou porque foi limpa com um martelo.

Aprenda como manter seu misturador.

Se a máquina tiver misturado material contendo agregados usando pás de aço, as pás e o tambor podem estar amassados ou desgastados ou finos.

Você deveria estar usando pás de aço ou borracha?

 

OUTROS

Finalmente, abordaremos outros tópicos, que são importantes saber.

ÓLEO

Você pode trocar o óleo nos misturadores. Quando uma máquina sai pela porta, nos certificamos de que ela esteja cheia de óleo para toda a vida - mas se o misturador, por algum motivo, for virado de cabeça para baixo, o vazamento de óleo é inevitável, e é necessário um reabastecimento.
Como trocar o óleo

PEÇAS DE REPOSIÇÃO

Nós inovamos e evoluímos o tempo todo. Entre outras coisas, devido às restrições e injunções da UE, mas principalmente porque estamos ansiosos para estar à frente do desenvolvimento dentro da indústria - e porque as possibilidades de facilitar a vida profissional de nossos clientes, aumentam cada vez mais.

Sempre tentamos garantir que peças novas também possam ser usadas para máquinas mais antigas, para garantir que você possa usar sua máquina por anos e anos, mesmo que você tenha que trocar uma peça desgastada de tempos em tempos.

 

Se você estiver em dúvida sobre a idade de sua máquina:

Na placa à direita do interruptor do motor (onde também se encontra o número de série), estão todos os dados do misturador. É aqui que se encontra a data em que a máquina foi reportada como terminada.

Certifique-se de obter o recibo da máquina. Desta forma, você saberá quando foi comprada e pode ter certeza de que não foi roubada.

 

Portanto, quase sempre é possível obter peças de reposição para misturadores mais antigos. Você pode comprá-las em sua concessionária local SoRoTo®.

Veja nosso FAQ ou ligue para seu revendedor se você tiver dúvidas sobre a necessidade de uma peça nova ou antiga - ou qualquer outra coisa.

 


 

RESTRIÇÕES-CE

Se a máquina for comprada como um modelo antigo, as restrições da CE podem não ser as mesmas que para a máquina nova.

Como regra, uma grade de segurança deve ser colocada na parte superior (a tampa de grade) e na parte inferior (a grade de segurança junto à calha de descarga). As restrições mudaram muito durante os anos 90, e continuarão a mudar no futuro. A última mudança foi em 2017, quando introduzimos uma nova grade de segurança.

Se você tiver dúvidas sobre quais regras se aplicam em seu distrito ou em seu país, não hesite em entrar em contato com as autoridades locais sobre este assunto.

Clique na imagem abaixo para baixar a lista de verificação: