MISTURADOR DE AÇÃO FORÇADA VS. BETONEIRA

Betoneira comum ou misturador de ação forçada? Um é melhor que o outro? Ou ambos são bons em misturar coisas diferentes?

Betoneira comum ou misturador de ação forçada? Um é melhor que o outro? Ou ambos são bons em misturar coisas diferentes?

A betoneira, também conhecida como o misturador de tambor comum, é o misturador preferido na maior parte do mundo. A razão é que, na maior parte do mundo, eles simplesmente não sabem que existe uma alternativa.  

A betoneira costumava ser uma máquina muito durável, mas hoje a maioria das betoneiras dura menos de dois anos. Os fabricantes parecem se importar mais em fazê-las o mais barato possível, do que em fazê-las durar.

POTÊNCIA E EFICIÊNCIA

A betoneira comum não tem engrenagens, e muitas vezes muito pouco cobre nos enrolamentos do motor. O eixo só aciona a correia em V em uma betoneira, portanto não há necessidade de que ela seja tão forte quanto o eixo e o motor de um misturador de ação forçada. Em um misturador de ação forçada, o eixo aciona uma série de engrenagens, e a força precisa ser capaz de alcançar as pás/lâminas - e elas precisam ser capazes de misturar um produto potencialmente resistente. É por isso que o motor e a engrenagem têm que ser potentes em um misturador de ação forçada.

Devido à força superior dos misturadores de ação forçada - e devido à sua estrutura - o tempo de mistura é encurtado. E é muito mais fácil estimar o tempo de mistura. A maioria das misturas leva apenas cerca de 3 a 5 minutos em um misturador de ação forçada!

PROPÓSITOS DIFERENTES

Mas isto não significa que você deve sempre escolher um misturador de ação forçada ao invés da betoneira comum. Cada um deles tem suas qualidades e atributos.

Por exemplo: não é preferível misturar concreto úmido com terra (EMC) em uma betoneira. A mistura muitas vezes fica muito molhada, de modo que, quando se mistura com argamassa ou gesso, a água continuará a emergir - ou parte do produto se transformará em pequenas bolas compactas (como bolas de neve).

MAS uma betoneira de qualidade é às vezes melhor para misturar concreto com agregado do que um misturador de ação forçada. Esta mistura é freqüentemente mais fácil de sair do tambor de uma betoneira do que da calha de um misturador de ação forçada, e este tipo de concreto é freqüentemente colocado em uma camada espessa, onde todas as moléculas não precisam ser ativadas, e por isso não há necessidade de um misturador de ação forçada eficiente.

Se você misturar concreto com agregados em um misturador de ação forçada, certifique-se de usar braços misturadores com lâminas de borracha! Leia sobre quando misturar com lâminas com borracha é a opção certa.