Como misturar a resina em um Misturador de Ação Forçada

Obtenha a resposta sobre como misturar resina em um misturador de ação forçada com um guia passo a passo completo e lista de embalagem.

Você pode ter ouvido falar sobre a resina e as muitas vantagens do produto, mas talvez você não saiba como fazer a mistura, ou talvez você saiba muito sobre o produto, mas você poderia usar algumas dicas sobre como misturá-lo? Independentemente de qual das situações acima é a sua, escrevemos este post no blog com o objetivo de equipá-lo para misturar este produto em um misturador de ação forçada.

Queremos lhe dar algumas dicas excelentes para fazer uma mistura de resina em um misturador de ação forçada, permitindo que você economize tempo e dinheiro, além de evitar inundações e ervas daninhas e muito mais.  Além disso, você poderá ler um guia de 5 etapas de como é o processo quando você estiver fazendo a mistura.

Vá direto para o guia

 

Visão geral rápida da mistura com resina

Antes de mais nada, vamos explicar brevemente o que é resina: A resina é um produto artificial de poliuretano semelhante à resina vegetal. É um verniz muito forte, geralmente composto de 2 componentes, uma cola e um agente endurecedor. A cola é freqüentemente chamada de componente A, enquanto o agente endurecedor é chamado de componente B em uma mistura de resina, e quando esses dois são misturados, ocorre um processo químico.

Antes mesmo de se pensar em começar a misturar a resina, é importante se preparar em termos de selecionar a base antes de instalar a superfície. Para descobrir por que isto é tão importante, leia nosso guia de 5 etapas mais abaixo neste post. Após selecionar ou reparar sua base, você está pronto para misturar a resina - é aqui que você bate junto a cola e o agente endurecedor. É importante trabalhar rapidamente, pois a resina só pode ser trabalhada por 30 minutos. Enquanto a resina e o agente endurecedor estão sendo batidos juntos, você pode querer misturar seu agregado (o agregado pode ser coisas como seixos, cascalho ou areia) em um misturador de ação forçada.

É uma boa idéia fazer isso dessa maneira, porque depois de misturar a resina, você pode continuar misturando a resina com o agregado no misturador de ação forçada. Assim que a resina for misturada com o agregado, você estará pronto para instalar a mistura de resina. 

Leia mais sobre a melhor maneira de fazer isso mais abaixo em nosso guia de 5 etapas.

 

Em resumo, o processo é assim:

1. Certifique-se de que você tenha a base perfeita

2. Bata a resina com um SoRoTo SA120NEG

3. Misture o agregado em um misturador de ação forçada, 100-120L é recomendado aqui

4. Misture seu agregado ligado à resina

5. Instale seu agregado ligado à resina

 

 

Guia para o processo de mistura

Se você acha que a revisão acima da mistura de resina foi um pouco rápida, aqui está um guia mais minucioso do que se deve prestar atenção durante as várias etapas do processo. Assim, este guia de 5 etapas é um exemplo de como pode parecer um processo típico de instalação de uma superfície de resina, juntamente com o que você tem que estar atento ao longo do processo.

 

1. Certifique-se de que você tem a base perfeita

Esta etapa é uma preparação importante antes de começar a instalação do revestimento, já que a melhor condição para a instalação de uma superfície de resina é uma base sem furos e áreas irregulares. Além disso, a superfície não deve ser mais elevada do que as áreas de grama adjacentes, canteiros de flores, etc. então você pode começar escavando e depois instalando concreto a uma espessura de 18mm. 18mm é a altura de partida mais normal para coisas como construir entradas para carros de passeio normais, enquanto 15mm é o padrão se for apenas para pedestres.

 

2. Batendo a resina

Agora você está pronto para misturar, e primeiro você tem que bater a resina. Isto porque os dois componentes (a resina e o agente endurecedor) devem ser combinados, o que você deve fazer com um dispositivo de agitação ou um batedor. Certifique-se de colocar uma lona debaixo do balde que você usa para bater. Use um batedor segundo as linhas de um SoRoTo® SA120neg, que gira na direção negativa, de modo que seja puxado para o meio do batedor e para o fundo do balde, e assim o risco de derramamento e respingos fora do balde é significativamente melhorado.

E LEMBRE-SE de usar luvas!

Junte os dois componentes - e assegure-se de que TODO o agente endurecedor seja despejado! - e bata a resina por cerca de 30-60 segundos, até atingir uma consistência homogênea e cremosa. A resina mudará de cor e se tornará mais branca à medida que você a bate.

Além disso, certifique-se de que a resina batida não seja exposta à água. Se a água entrar nela, pequenos cristais se desenvolverão na resina e você não poderá usá-la.

Você pode trabalhar com a resina por cerca de 30 minutos, e o tempo de secagem é de cerca de 8 horas - se a temperatura for de até 20°C. Se a temperatura for mais alta, o tempo de secagem é significativamente reduzido. Se a temperatura for 30°C, por exemplo, o tempo de secagem é reduzido pela metade!

Por segurança, você deve certificar-se de que ninguém ande ou dirija na superfície por cerca de 24 horas, mesmo que a resina seque rapidamente.

 

3. Misturando o agregado

Ao bater a resina, você pode derramar a primeira rodada de agregado em seu misturador de ação forçada. Isto pode ser algo como 2 volumes/sacos de seixos + 1 saco de seixos minúsculos.

Passe o agregado através do misturador de ação forçada por cerca de 30 segundos. Se você estiver usando várias cores (as opções de cores e padrões são praticamente ilimitadas com a resina), elas agora são distribuídas uniformemente, e a maior parte do pó é removida. Se houver muita poeira em sua mistura, isto pode afetar o aspecto do piso, dando um efeito de sombra.

 

4. Misturando seu agregado ligado à resina

Despeje a resina no misturador de ação forçada, misturando-a com o agregado. Deixe correr por 30-40 segundos, e depois despeje cuidadosamente o resto dos seixos e areia. É importante distribuir a areia uniformemente, pois senão ela aparecerá como pequenos grumos feios na mistura. Procure uma consistência parecida com a de um mingau.

NOTA: Não misture por mais de 5 minutos depois de despejar a resina! E cada lote precisa ser misturado exatamente durante o mesmo tempo para evitar qualquer diferença de cor. Agora, você está pronto para usar sua mistura de agregado ligado à resina.

Despeje-o em um carrinho de mão forrado com plástico, desligue o misturador de ação forçada, esvaziando-o COMPLETAMENTE usando uma espátula e uma escova. Limpe-o com álcool para esfregar, e finalmente limpe-o com WD40, para que a resina não cole. Recomendamos fazer isto entre remessas. Se houver restos de remessas anteriores, isto também pode causar variações de cor ou manchas.

 

5. Instale seu agregado ligado à resina

Verifique mais uma vez se a base está como deveria estar. Você pode marcar uma área de cada vez, numerando-as para garantir que sua mistura seja distribuída uniformemente.

Em seguida, despeje toda a mistura em uma pilha. Lembre-se de trabalhar a partir da borda mais distante para dentro. Limpe sua espátula com álcool para esfregar regularmente (após aproximadamente cada 6 "passadas", para que a resina não fique presa). Use a espátula para pressionar a mistura para baixo em direção à base, comprimindo-a e espalhando-a até a profundidade desejada.

Certifique-se de não fazer muitas "passadas" com a espátula - isso pode arruinar a superfície. Uma vez que você tenha espalhado a mistura, a borda mais próxima precisa ficar solta e "áspera", para que ela não se ajuste completamente antes que o próximo lote esteja pronto. Então você pode derramar a próxima mistura - de preferência antes que a borda do lote anterior tenha tempo de secar - dessa forma você obtém uma transição completamente invisível.

O acima exposto é nossa sugestão de um guia de 5 etapas para misturar a resina em um misturador de ação forçada, o que obviamente não é um guia exaustivo de como fazê-lo. Se você não tiver certeza do que é uma superfície ligada à resina, ou quais são as suas vantagens, talvez queira ler nossos posts mais aprofundados no blog: "Quais são as vantagens da Resina Epóxi / O que é Piso Epóxi ".

 

 

O que eu preciso para instalar uma superfície de resina?

Uma vez iniciada a mistura da resina, há um tempo limitado antes que ela endureça e seque. Por causa disso, você vai querer estar tão preparado quanto possível, tendo tudo o que você vai precisar antes de começar. 

Há uma série de ferramentas necessárias para as instalações, então aqui está uma lista de ferramentas que recomendamos ter se você vai misturar a resina para áreas como uma entrada:  

Lista de equipamento

  • Misturador de ação forçada, o modelo SoRoTo 100-120L é recomendado para este fim
  • Sistema misturador com o batedor SA120NEG para o aglutinante de resina para produtos líquidos finos
  • Balde para cimento com uma capacidade de cerca de 10L
  • Uma talocha de concreto plana (utilizada para nivelamento/suavização)
  • 2 espátulas
  • Proteção, tais como luvas, óculos, proteção para os joelhos
  • Hidrômetro para verificação da umidade do solo (umidade abaixo de 80%)
  • Queimador para secar e aquecer a base
  • Barreira (fita adesiva, cones ou similares)
  • Outros itens aleatórios: giz, fita métrica, fita adesiva (para bordas)

Esta foi nossa lista de equipamentos sugeridos, que obviamente pode ser ajustada de acordo com quais ferramentas você prefere - mas seus preparativos não estão totalmente terminados. É uma ótima idéia reunir uma equipe de 3 pessoas a fim de ser o mais eficiente possível (o que é muito importante quando se trabalha com resina). 

As 3 funções devem ser atribuídas da seguinte forma:

1. Uma pessoa, prioritariamente misturando

2. Uma pessoa verificando a superfície, e espalhando o agregado com a espátula de concreto/talocha

3. Uma pessoa marcando as áreas desejadas, garantindo que apenas um lote de resina seja derramado de cada vez e que seja colocado no lugar certo - com o agregado perfeitamente distribuído.

 

Você pode ler mais sobre a diferença entre os agregados ligados à resina e os agregados fixados com resina aqui.  

Agora, você deverá estar bem equipado para fazer uma mistura de resina em um misturador de ação forçada, o que lhe dá os melhores resultados ao misturar resina (se você não estiver certo sobre o que misturar em um misturador de ação forçada e o que misturar em uma betoneira, você pode ler mais sobre isso aqui). Se você estiver procurando mais informações sobre o assunto, você pode consultar os outros posts do blog em nosso site.

Boa sorte em seu projeto!