Porquê escolher o High Performance Concrete?

O cimento continua a ser um dos materiais de construção mais populares e por um bom motivo - é incrivelmente forte e pode durar até 100 anos.

O cimento continua a ser um dos materiais de construção mais populares e por um bom motivo - é incrivelmente forte e pode durar até 100 anos. Mas, através de técnicas inteligentes de mistura, é possível criar materiais que superam o cimento em resistência e resiliência. O high performance concrete (HPC) é um desses materiais inovadores e pode ser uma escolha melhor para infraestrutura e edifícios que precisam de muito suporte.

De que forma o HPC difere do cimento tradicional

O HPC é feito de maneira semelhante ao cimento convencional, com uma mistura de cimento e agregados. No entanto, utiliza uma proporção maior de cimento e agregados de melhor qualidade, e essas mudanças aumentam significativamente a resistência do material (às vezes recebemos perguntas sobre o “FlowStone”, FlowStone é um composto ligante pré-misturado para HPC).
Enquanto o cimento geralmente tem um MPa (Megapascal) inferior a 50 (1 MPa sendo a pressão num pneu de bicicleta bem cheio), o HPC tem um MPa entre 55-100 (UHPC (Ultra-High Performance Concrete) tem um mínimo de compressão força de 120 mega Pascal).

O HPC também é mais resistente a danos causados por produtos químicos e abrasão, por isso é menos propenso a rachar do que o cimento tradicional. Isso significa que as estruturas feitas de HPC - como pontes, rodovias e estradas - são construídas para durar mais e exigirão menos manutenção e reparações. O HPC também é melhor para suportar climas extremos, por isso é ideal para climas frios, enquanto a sua resistência à água significa que é adequado para ambientes subaquáticos ou costeiros.

Trabalhar com HPC

O HPC atinge a sua resistência total muito mais rapidamente do que o cimento tradicional - não demora mais do que alguns dias e, às vezes, apenas algumas horas, o que significa que pode remover rapidamente a forma e poupar tempo no local. O HPC é um material viável e pode ser usado para fazer formas complexas, e está disponível em cores diferentes para uma variedade de designs. 

Assim que um edifício ou peça de infraestrutura chega ao fim da sua vida útil e pode ser desconstruído, o HPC pode ser reciclado em algo novo.

O HPC é um material mais compacto durante/após a mistura do que o cimento tradicional. Com grandes vantagens, o HPC pode ser misturado numa Misturadora de Ação Forçada. O material compacto requer um motor forte para misturar. A combinação SoRoTo Gear/Motor “padrão” nas nossas misturadoras de ação forçada é a combinação perfeita para HPC, pois a engrenagem/motor foi escolhida com foco para o efeito máximo, mas com os amplificadores mais baixos possíveis usados. Em combinação com o motor forte, os braços de mistura SoRoTo nas misturadoras de ação forçada também aumentam a força das máquinas, pois a potência total é distribuída para os braços de mistura bem angulados.

Os braços de mistura padrão para as nossas misturadoras de ação forçada farão o trabalho, mas se tiver uma mistura mais personalizada com pedras mais pequenas (maiores que 8 mm), recomendamos que use os nossos braços de mistura com pás de borracha. Se estiver a misturar volumes maiores de HPC na nossa misturadora de ação forçada de 300 litros, o nosso braço de mistura turbo pode ser o preferido, mas os braços de borracha padrão também farão o trabalho.

A Misturadora de Ação Forçada da SoRoTo tem a velocidade ideal de 30 rodadas por minuto para misturar bem para HPC. Se precisar de alterar as rotações por minuto (aumentar ou diminuir a velocidade), o nosso motor VARIO fará o que for necessário - mas para HPC recomendamos 30 rotações por minuto como ideal.

Por causa das partículas mais pequenas, recomendamos (especialmente em ambientes fechados ou mínimos) usar o SoRoTo Dust Controller para reduzir poeira perigosa.

O Custo do HPC

O HPC é mais caro do que o cimento normal, por isso terá que considerar se a sua força e resiliência melhores valem a pena. A resposta dependerá do tipo de estrutura que está a criar.

Devido à resistência do HPC, pode substituir materiais como o aço (como o UHPC pode), o que significa que pode mesmo poupar dinheiro em alguns casos - por exemplo, ao construir arranha-céus. O HPC significa que as pontes podem ter partes não suportadas mais longos, poupando custos com vigas. E em rodovias e estradas movimentadas, o uso do material reduzirá o custo de manutenção. Para esses tipos de estruturas, o HPC pode ser a escolha certa - mas para prédios mais pequenos e uso diário, provavelmente não é o ideal devido ao preço.

High Performance Concrete vs High Strength Concrete

Embora o High Strength Concrete seja outra forma inovadora de cimento, é importante não confundi-lo com HPC. O High Strength Concrete só supera o cimento quando se trata de resistência - não tem todas as outras qualidades impressionantes do HPC, como durabilidade e funcionalidade excecionais.

High Performance Concrete vs Ultra High Performance Concrete

Se ainda não está satisfeito com as credenciais do HPC e quer levar o seu cimento para o próximo nível, veja o Ultra High Performance Concrete. O UHPC é ainda mais durador, forte e resistente, graças às fibras - como aço, vidro ou carbono - que são adicionadas à mistura de cimento. O UHPC tem uma i resistência mpressionante à compressão de até 180 MPa, em comparação com 55-100 para HPC. No entanto, como pode esperar, este material vem com um preço mais alto.

Isenção de responsabilidade: o texto deblog a seguir contém diretrizes sobre o High Performance Concrete e como misturá-lo conforme comunicado pela empresa SoRoTo. No entanto, é importante observar que essas diretrizes são apenas para fins informativos e não devem ser consideradas como substitutas das diretrizes do fabricante.
A SoRoTo recomenda que os utilizadores consultem sempre as instruções e diretrizes do fabricante para o seu produto específico para garantir o uso adequado e seguro.
A SoRoTo não será responsabilizada por quaisquer danos ou ferimentos que possam resultar do uso indevido ou aplicação inadequada das suas diretrizes.