POEIRA - O ASSASSINO SILENCIOSO

Sua garganta parece seca. Você tosse e espirra, e fica cada vez mais difícil respirar.

Se você estiver exposto à poeira no local de trabalho, você tem que ter cuidado com estes sintomas.

Neste artigo, você tem uma visão geral dos problemas, das conseqüências e das possíveis soluções, para que você e seus colegas possam evitar ficar doentes no futuro.

O problema: De onde vem a poeira?

Pode aparecer tanto em ambientes internos quanto externos. É claro que é preciso estar mais atento ao manusear materiais empoeirados ou ao trabalhar com processos empoeirados, em ambientes internos, mas isso não significa que não seja potencialmente perigoso fora.

Mas de onde vem então?

Máquinas e materiais

Você pensa principalmente em produtos como areia, argila, argamassa, rochas, cimento, minerais e madeira, quando pensa em poeira perigosa. Mas massa, cola e tinta podem se agarrar a seus pulmões e pele, e também devem ser incluídos.

Além dos materiais, algumas máquinas também trazem riscos de quantidades perigosas de poeira.

Por ex., quando você usa um jato de areia ou enche uma betoneira com produto seco; quando usa a furadeira, serra ou quebra concreto pré-fabricado, gesso, plástico ou similares.

Poeira que contém amianto, chumbo, PCB e isolamento, você tem que ficar particularmente atento.

As conseqüências: Imediatas e com o tempo

Além de ser um problema para a qualidade da construção, e o desgaste em várias lâminas, o pó também causa problemas de saúde.

Tanto os imediatos, como os que se acumulam com o tempo.

Consequências imediatas:

  • Seus olhos ficam secos e inchados.
  • Sua garganta fica seca. Você tosse e espirra.
  • Torna-se cada vez mais difícil respirar até os pulmões.

Com o tempo:

Com o tempo, a poeira pode se acumular e alcançar até mesmo os menores e mais delicados ramos externos de seus pulmões. Isto causa a asma e a febre do feno(rinite asmática), que são muito ruins por si só.

Mas, no pior cenário, a poeira pode causar DPOC, asbestose e câncer de pulmão. 

A maioria dos locais de construção tem partículas indutoras de câncer no ar: quartzo respiratório de, por exemplo, concreto ou pó de madeira de árvores de madeira dura.

 

As Soluções: Como evitar a poeira?

Em alguns casos, você pode se preparar e evitar problemas de poeira.

Instruções, supervisão e avaliações do local de trabalho são bons e necessários, e um bom começo. Mas, além disso, você também deve verificar quais máquinas, materiais e processos de trabalho você usa no local.

Nós o guiaremos pelo caminho.

Máquinas e materiais

Uma maneira inteligente de evitar o problema da poeira é examinar as máquinas e materiais utilizados no local.

Por exemplo, é uma boa idéia adquirir produtos e materiais, que não precisam de trituração, serragem ou perfuração. Isto é, pré-furado, cortado, concreto pré-fabricado. E se você tiver que cortar algo, use uma serra de azulejo molhada ao invés de uma seca.

 

LEMBRE-SE de usar equipamento de proteção pessoal quando necessário. Tais como:

  • Máscara
  • Equipamento de proteção dos olhos
  • Roupas especiais de trabalho

 

Ao tentar limitar a poeira, a água é uma ferramenta fantástica.

Lembre-se de limpar, aspirar e varrer molhado regularmente, manter estradas e caminhos úmidos, para evitar levantar a poeira que já assentou.

Máquinas com aspiração montada ou imbutida asseguram que a maior parte da poeira seja aspirada antes de chegar no ar e no seu sistema respiratório.


Na SoRoTo, nós desenvolvemos o Controlador de Poeira SoRoTo®​.

As SoRoTo® são máquinas feitas por, e para pedreiros e ladrilhadores. Aqueles que projetaram os produtos, já trabalharam com argamassa fina eles mesmos- e vivenciaram a poeira entrando em cada cantinho de primeira mão.

Por isso que a SoRoTo® desde o inicio buscou projetar algo que pudesse evitar os desconfortos e riscos á saúde causados pela poeira.

Começamos com uma tampa á prova de poeira. O problema com essa criação era que não dava para acompanhar o desenvolvimento da mistura. Não dava para ver nada: Será que precisava de mais produto molhado ou seco? E se precisasse de alguma coisa, não dava para colocar dentro.

Por isso uma versão do Controlador de Poeira (O SoRoTo® Dust Liminator) entrou na jogada - e nas máquinas.

O Controlador de Poeira SoRoTo® é montado na parte interna da tampa de grade - e então você apenas conecta seu aspirador industrial. Como o Controlador de Poeira só ocupa a borda da tampa de grade, você tem tanto a visão quanto o acesso à mistura. 

Com o Controlador de Poeira SoRoTo®, você remove até 80% da poeira perigosa.

 

VEJA COMO O CONTROLADOR DE POEIRA SOROTO® AJUDA VOCÊ

 


Se a sucção vier de um aspirador externo, lembre-se de certificar-se de que está á altura. De preferência com um aspirador de filtro automático, para que você não tenha que limpá-lo você mesmo.

Coloque as máquinas meio longe de onde as pessoas trabalham, de modo que o mínimo de pessoas sejam expostas ao pó. Você também pode colocar divisórias especiais de poeira.

Esperamos que tornamos um pouco mais fácil para você se aproximar agora. Fique seguro por aí!