Construir edifícios sustentáveis com espiga

A chave para construir as casas sustentáveis do futuro pode não estar em novos materiais inovadores, mas em voltar aos materiais naturais que têm sido usados há séculos.

A chave para construir as casas sustentáveis do futuro pode não estar em novos materiais inovadores, mas em voltar aos materiais naturais que têm sido usados há séculos. Um desses materiais que está com cada vez mais popularidade é a espiga - argila misturada com areia, palha e água. 

A espiga e a argila são dois materiais de construção naturais que muitas vezes são "misturados". Diferem muito em termos de composição e aplicação. A argila é um solo de grão fino composto principalmente de alumina, sílica e água. A espiga é uma mistura de argila, areia e palha (mais sobre isso mais adiante). A espiga é normalmente usada como material de construção e não como argamassa. Por outro lado, a argila ou gesso de argila é frequentemente usada como argamassa.

A espiga pode ser forte como o betão e usado para construir casas quentes e energeticamente eficientes. É incrivelmente sustentável, com o potencial de reduzir a pegada de carbono extremamente prejudicial da indústria da construção, e do betão em particular. 

A construção de espiga tem sido usada há séculos em várias partes do mundo, particularmente em áreas onde os materiais necessários estão prontamente disponíveis. Aqui estão as informações que precisa de saber sobre este material não tão novo e ecológico.

Ingredientes sustentáveis e recicláveis

A argila é um material natural e renovável que é encontrado no subsolo em todo o mundo. Muitas vezes é escavada para fazer túneis e enviada para aterros - mas, em vez disso, podemos transformar este recurso desperdiçado num material de construção forte e eficaz. Como a argila é encontrada em todos os lugares, elimina as emissões do transporte de materiais ao redor do mundo em camiões e navios.

Depois de extraídas as matérias-primas, mistura-se a espiga adicionando palha e areia à argila para reforçar a sua resistência. Tudo o que não é necessário ou não se revela de qualidade suficiente pode ser transformado novamente em matéria-prima para ser reutilizado novamente, e o material também pode ser facilmente reciclado no seu final de vida. Restos de uma mistura de betão tradicional são muitas vezes cuidadosamente embalados e descartados numa lixeira, mas com espiga pode devolvê-la ao jardim. Uma quantidade mínima de energia e água é usada para fazer a espiga, por isso, o processo tem uma pegada de carbono muito reduzida.

Construção de edifícios verdes de alta qualidade com espiga

Embora os materiais de construção sustentáveis sejam importantes em si mesmos, também é crucial que sejam usados para construir casas que proporcionem casas confortáveis para gerações e funcionem de forma eficiente. Uma casa feita com espiga usa uma fração da energia de uma casa feita com betão ou tijolos, por esse motivo, estes edifícios serão ecológicos ao longo das suas vidas - e também vão poupar dinheiro dos proprietários. 

Espiga é excelente para preservar o calor e regular a temperatura, por isso vai manter o edifício quente durante todo o ano com pouca necessidade de aquecimento central. O material age como uma esponja, absorvendo calor quando está quente e libertando-o quando a temperatura arrefece, e a palha na mistura de espiga também contribui para as suas propriedades isolantes (a espiga também pode absorver fumo).

A espiga também fornece resistência natural ao fogo sem o uso de produtos químicos adicionados; beneficia a qualidade do ar; e a sua respirabilidade significa que é resistente ao mofo, mesmo em tempo húmido e frio. Também é altamente à prova de som, por isso protege os moradores da poluição sonora.

As casas feitas de espiga são incrivelmente duradouras, com algumas que permanecem intactas durante séculos. O material é estável e robusto, por isso não encolhe, racha ou incha com as condições climáticas, e pode até resistir a desastres naturais como terremotos, incêndios e inundações. 

Reduzir a pegada de carbono da construção

O impacto ambiental da indústria da construção é enorme e, com o rápido agravamento das alterações climáticas, precisa de acelerar e fazer alterações significativas na forma como opera.

Mas não temos de escolher entre edifícios de alta qualidade e edifícios sustentáveis - mudar do betão tradicional para materiais naturais como a espiga poderia reduzir drasticamente o impacto do setor e, ao mesmo tempo, construir casas quentes e confortáveis.

Misturar espiga numa Misturadora de Ação Forçada

Espiga é um material de construção natural e histórico que está a crescer em popularidade mais uma vez graças à sua baixa pegada de carbono. É tradicionalmente misturada com os pés - mas se preferir um método muito menos exaustivo fisicamente e demorado, a espiga pode ser misturada dez vezes mais rápido e muito mais facilmente numa misturadora de ação forçada. Construir com espiga é uma tarefa física difícil, então deixe máquinas como um misturador de ação forçada fazer o trabalho árduo. Como o sabugo é um material pesado, a ergonomia da maquinaria é importante – vantagens como um suporte de balde, pernas telescópicas, encaixe em carrinho de mão, braços misturadores removíveis para limpeza e muito mais são ferramentas úteis. Leia o nosso blog sobre ergonomia de uma misturadora de ação forçada.

Novamente - a espiga é feita de argila, água, areia e palha, para reforçar a sua resistência. As proporções exatas de areia para argila que vai usar variam, pois a argila é encontrada em todo o mundo e tem propriedades ligeiramente diferentes dependendo de onde está localizada. No entanto, um bom ponto de partida seria usar duas partes de areia para uma parte de argila. O volume de material de espiga misturado necessário deve ser adequado ao tamanho da misturadora de ação forçada escolhida.

A SoRoTo tem a mais ampla gama de misturadoras de ação forçada, de 40 litros a 300 litros. Os braços padrão para uma misturadora de ação forçada farão o trabalho, pois não há pedras pequenas ou rochas na mistura. Se tiver uma mistura especial com pedras maiores que 8mm, recomendamos mudar para os nossos braços misturadores de borracha

A nossa combinação de engrenagem/motor das misturadoras de ação forçada foi escolhida com foco para o efeito máximo, mas com os amplificadores mais baixos possíveis usados - para que possa conectá-los à energia em locais com eletricidade "mínima" disponível. As nossas misturadoras padrão têm uma velocidade de 30 voltas por minuto, o que é ideal para misturar concreto, também fará o trabalho de misturar espiga. No entanto, como a espiga é um produto natural necessário apenas para ser “massajado” na forma, o nosso motor VARIO (ativo adicional) pode diminuir ou aumentar o tempo de mistura. O SoRoTo Dust Controller pode reduzir o pó da mistura sem comprometer a visão da mistura.

Se precisar de baldes de pedreiro para reboco e cobbing, os SoRoTo H-Buckets tem grandes vantagens para aumentar a ergonomia e reduzir o número de baldes usados devido à longa vida útil. Se estiver a fazer volumes de misturas mais pequenos, as nossas misturadoras elétricas podem fazer o trabalho - mas recomendamos uma misturadora de ação forçada mais pequena para se poupar.

Como misturar espiga

Ligue a misturadora de ação forçada e adicione a argila, areia e água. A máquina vai misturar os ingredientes rapidamente, demorando apenas alguns minutos. Se o seu material estiver muito líquido e não se unir, adicione mais argila.

Em seguida, vai querer adicionar a palha. No entanto, visto que isso vai tornar a mistura muito dura, a sua misturadora de ação forçada pode ter problemas se não for potente o suficiente. Se tem esse problema, pode fazer a mistura com bastante água, depois tirar da batedeira e deixar secar um pouco antes de trabalhar - ou fazer a mistura sem a palha, e adicionar na batedeira misturando com o método tradicional de usar os pés.

Pronto para começar a construir com espiga? Consulte a linha de misturadoras de ação forçada da SoRoTo e encontre a máquina perfeita para o trabalho.

Isenção de responsabilidade: o texto do blog a seguir contém instruções sobre espiga e como misturá-la, conforme comunicado pela empresa SoRoTo. No entanto, é importante observar que essas instruções são apenas para fins informativos e não devem ser consideradas como substitutas das instruções do fabricante.
A SoRoTo recomenda que os utilizadores consultem sempre as instruções e diretrizes do fabricante para o seu produto específico para garantir o uso adequado e seguro.
A SoRoTo não será responsabilizada por quaisquer danos ou ferimentos que possam resultar do uso indevido ou aplicação inadequada das suas diretrizes.