Como é que o hempcrete pode ajudar o setor de construção a combater as mudanças climáticas

É hora de o setor de construção intensificar e ajudar o mundo a derrotar as mudanças climáticas.

Pegada de carbono da construção

É hora de o setor de construção intensificar e ajudar o mundo a derrotar as mudanças climáticas. No momento, é parte do problema, criando cerca de 13% das emissões de gases de efeito estufa que estão a aquecer o nosso planeta. A construção tem o poder de se tornar líquida zero até 2050 - mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Materiais de construção tradicionais são uma grande parte do problema. Só o cimento é responsável por 8% das emissões totais de carbono – se fosse um país, seria o terceiro mais poluente do mundo, depois da China e dos Estados Unidos. Isso porque, no processo de fabricação do cimento, ocorre uma reação química que liberta gás carbónico, além do facto de que precisa de ser queimado em temperaturas altíssimas, consumindo grande quantidade de energia.

um mundo mais quente com clima mais imprevisível e extremo, vamos precisar da resiliência e longevidade que materiais como o cimento podem fornecer. Existem algumas formas inovadoras e mais sustentáveis de produzir cimento, mas não estão a ser implementadas com rapidez suficiente e o mundo não pode esperar.

Mas e se pudéssemos trocar o cimento por uma alternativa mais ecológica? Apresentamos o hempcrete: um potencial substituto do cimento que suga o carbono da atmosfera em vez de o acrescentar.

Na SoRoTo, estamos empenhados em promover práticas sustentáveis e ecológicas na indústria da construção. Para conseguir isso, estamos a dedicar recursos internos para melhorar o nosso conhecimento e compreensão das práticas de construção ecológica.

O que é hempcrete?

Hempcrete é um material de base biológica, feito ao misturar o núcleo da planta de cânhamo (hemp hurd) com água e cal. Não é tão forte como o cimento homónimo, portanto não é um material de suporte de carga e não pode ser usado para fundações. No entanto, hempcrete funciona bem para paredes, lajes e tetos. Em novos edifícios onde o hempcrete é usado para fazer paredes, não há necessidade de adicionar nenhum material de isolamento sintético por causa das suas capacidades de isolamento inerentes. Também pode ser usado para restaurar edifícios existentes para melhorar o isolamento e é ótimo para restaurar as paredes de edifícios históricos. Graças à sua composição única, o hempcrete é resistente à humidade, mofo, pragas e fogo.
 
Mas o mais importante é que o hempcrete é negativo em carbono - o que significa que, ao longo da sua vida útil, armazena mais dióxido de carbono do que emite. Trocar cimento por hempcrete pode ser uma ferramenta poderosa no nosso arsenal na luta contra as mudanças climáticas.

Hempcrete pode ser facilmente misturado numa misturadora de ação forçada – lembre-se de ler o nosso guia sobre “Construir com Hempcrete”.

Veja como o hempcrete é ecologicamente correto em todas as fases da sua vida:

1. O cânhamo suga o carbono da atmosfera

Ao longo de oito semanas de crescimento, um acre de cânhamo captura mais do que a mesma área de árvores seria capaz de absorver um ano inteiro.

Assim, quando o cânhamo é transformado em hempcrete e usado na construção, o carbono fica preso no material. Uma casa de tamanho médio feita com hempcrete armazenaria 5,5 toneladas de dióxido de carbono enquanto durasse - enquanto uma casa feita de materiais não sustentáveis emitiria 48 toneladas.

Ao construir casas com hempcrete, poderíamos atender à crescente procurar por moradias em todo o mundo e ajudar a construir um futuro mais verde para todos nós.

2. Continua a absorver carbono durante décadas 

Através de um processo conhecido como carbonatação, o hempcrete vai continuar a absorver o carbono da atmosfera com o passar dos anos. Isso tem o benefício adicional de tornar o hempcrete mais forte e resistente - uma situação em que todos saem a ganhar, tanto para os utilizadores como para o planeta.

3. Cultivar cânhamo pode restaurar solos 

Como a planta de cânhamo repele naturalmente pragas e ervas daninhas, não há necessidade de pesticidas, que podem envenenar o solo e contaminar a água potável.

Na verdade, o cultivo de cânhamo pode verdadeiramente ajudar a purificar o solo que foi poluído – (curiosidade: foi plantado até mesmo após o desastre de Chernobyl para restaurar a terra).

4. Ajuda a construir casas quentes e saudáveis

Ao contrário de outros materiais de isolamento, o hempcrete não precisa de nenhum produto químico sintético baseado em combustível fóssil que lhe seja adicionado, o que significa que não libertará toxinas em ambientes internos e é melhor para a saúde humana.

Hempcrete também é ótimo para regular a temperatura dentro de edifícios, porque armazena calor tanto no próprio material como nas suas bolsas de ar. Isso retém o calor por mais tempo, o que significa que as casas com hempcrete são mais eficazes em termos de energia e mais baratas de administrar do que as “casas comuns”.

Também é respirável e age como uma esponja, absorvendo e libertando humidade no ar para ventilar naturalmente o prédio e impedir a formação de mofo.

Portanto, se deseja ser ecológico e ajudar a combater as mudanças climáticas, o hempcrete pode ser o material para si. Além de trazer muitos benefícios para o meio ambiente, é uma ótima alternativa aos materiais de construção tradicionais que podem ser usados para construir edifícios resilientes, quentes e preparados para o futuro.

Para terminar este texto de blog, reconhecemos que há uma tonelada de opiniões e outras alternativas ao hempcrete e estamos tão entusiasmados como você em acompanhar o desenvolvimento de materiais de construção no setor de construção. Lembre-se de ler o texto do nosso blog “Construir Com Hempcrete”.